Sobre a consciência de fé...

quinta-feira, 30 de julho de 2009


A consciência de fé, nada mais é que a renovação da nossa mente, conforme o apóstolo Paulo pregava. Mas uma renovação sadia e no tempo de cada um, haja vista que cada ser é um ser. Analisemos o ser humano. Cada pessoa tem uma única impressão digital, um único DNA, uma família única e etc., ou seja, cada ser humano é único. Cada ser humano sofre alterações em sua psique e pode ser sujeito a abusos, desamores, doenças crônicas e muitas outras coisas que o tornam mais único ainda. Então, nada mais justo que cada consciência de fé (renovação de mente) seja diferente para cada um. Simplificar o complexo e diferenciado ser humano que Deus criou, deduzindo-o a um padrão de ser, minimiza Deus. Faz com que Ele seja alguém compreensível pela nossa razão e limitado aos nossos conceitos! Criar um biótipo ou estereotipo de Cristão perfeito é exercer função de competência divina e ainda plantamos o nosso próprio julgamento! Explico. “Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.” (Mateus 7:2).
O que digo é que cada um será julgado de acordo com sua consciência de fé. E consciência de fé é única. Por que cada um é um ser diferente e, assim sendo, tem consciência de fé diferente! O apóstolo Paulo disse aos Romanos “...Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vocês que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a MEDIDA DE FÉ que Deus repartiu A CADA UM. Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e NEM TODOS os membros têm a mesma operação, Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;...” (Romanos 12:3 a 6). Ora, os membros que Paulo cita, nada mais são do que cada um de nós. Somos os membros que tem operações diferentes, ou seja, a nossa consciência de fé é diferente e não deve ser processada como igual!
Nossa humanidade e pequenez não nos deixam enxergar o amor incondicional de Deus por TODOS nós. Nesse mundo caído, sofremos toda sorte de atrocidades, banalidades e todos que vivem estão sujeitos a tais coisas. Não é nossa responsabilidade julgar os erros, falhas e ou pecados cometidas por ninguém, por que não conhecemos o íntimo do coração e nem temos o amor incondicional que é próprio de Deus instalado em nós por completo. Por que o amor de Deus é incomparável e sua misericórdia dura para sempre, já dizia o salmista. E cada pessoa cresce, no caminho, de acordo com sua consciência de fé e Deus cuida e pondera de cada um em particular, individualmente. Portanto, viva em amor, baseando sua consciência de fé na graça de Deus para que sua vida, nesse mundo caído, seja mais pacificada e cheia de alegrias em meio às tristezas. Falo pela minha própria renovação de mente que vem acontecendo pela graça de Jesus e conhecimento da paz de Deus que excede todo o entendimento. Significa que não sou mais pecador? De maneira nenhuma! Sou pecador-nato, como já disse antes, mas alcançado pela graça de Deus e vivendo o caminho a cada dia!


Nele,

Joh

0 comments

Postar um comentário