Fariseu ou Jesus?

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Observando os evangelhos, que relatam os passos de Jesus na terra, vemos que a figura dos fariseus é bastante comum. Que eles geralmente eram os questionadores de Jesus e os que viviam a lei, dizendo-se em nome de Deus.

Podemos, também, analisando o que as Escrituras mostram, ver as diferenças entre Jesus e os fariseus e vou tentar descrever algumas coisas abaixo.

O que tem a ver com Jesus e com o Evangelho? Tudo que for acompanhado de amor, graça, fé e esperança. E o que tem a ver com os fariseus? Leis, moralismo, não-graça, acusações de pecados, julgamentos meritórios, quem dera eu pudesse fechar o rol de atrocidades que os fariseus cometeram e cometem em nome de Deus. Aonde eu pretendo chegar com isso? Que os fariseus estão aqui! Isso mesmo! O “espírito” dos fariseus continua nos nossos dias! Ou você acha que uma prostituta, um homicida ou um pedófilo seria recebido como em muitas igrejas hoje? Por Jesus ou pelos fariseus? Como são tratadas as pessoas que “caem em pecado” no meio “cristão” de hoje? Como Jesus tratou ou como os fariseus tratariam? Você já viu e já teve notícias disso? Ou já viveu na pele?

A “igreja” é impiedosa como os fariseus eram na época de Jesus! E, muito provavelmente, se Jesus se levantasse no meio deles hoje, crucificariam Ele de novo e qualquer um que milite contra os que se consideram os representantes de Deus na terra (a semelhança dos fariseus).

Jesus veio para quebrar o reino dos fariseus (a Lei) e instituir o reino da graça! Os fariseus vivem as aparências, Jesus está interessado no nosso ser. E Ele nos conhece, pois nos fez! E por nos amar tanto, não nos deixará como estamos. Mas não por que ele diminua ou cresça mais com os nossos pecados, mas porque isso fará bem a nós! Que amor impossível! Mas isso é um processo, e como eu já disse neste blog, cada pessoa é uma única forma de vida e diferente de todas as demais! Portanto, esse caminho é feito por cada um do seu jeito, em suas limitações e conforme sua consciência em fé. Não há doutrina, teologia ou jurisprudência que determine ou mostre o modo como Deus age, um modo padrão. Deus é Deus. E quem impõe limites aos jeitos de agir de Deus é tolo, pois não conhece o Deus que tem. E ou é Jesus, ou é Fariseu. Pense por si mesmo e resolva o que é melhor para se viver.


Naquele que ama e muito,

Joh

0 comments

Postar um comentário